O Festival Latino-americano de Instalação de Software Livre (FLISoL) realizado no Rio Grande do Norte no dia 27 de abril de 2019. O FLISoL é o maior evento de divulgação de Software Livre na América Latina. Seu principal objetivo além de promover o uso do Software Livre, esclarecer sua filosofia, avanços, viabilidade técnica, social e econômica. Em Natal o FLISoL foi realizado nas instalações IFRN Campus Natal Central, organizado pela comunidade Potiguar de Software Livre, PotiLivre.

Palestras:

  • O que Software Livre e a comunidade PotiLivre - Allythy Rennan e Pedro Baesse.
  • Alternativas livres para mapas e rotas com OSM e OSRM - Sedir Morais.
  • Facilitando o uso de RegEx em Python através de um pacote de código aberto - Álvaro Ferreira.
  • Usando Software Livre para Gerenciar Resposta a Incidentes de Segurança - Eduardo Santos.
  • Ferramentas Livres para testes de Intrusão - Anderson Cirilo.
  • Você é espionado todos os dias: Saiba como se defender | TOR project - Julio Lira

Minicursos:

  • Geoprocessamento, com a utilização dos Softwares Livres QGIS, SAGAGIS, GRASS e PostgreSQL/PostGIS - Pedro Junior.
  • Python para Open Data - Gisliany Alves e Aguinaldo Bezerra

Agradecimentos

A PotiLivre gostaria de agradecer a todos que colaboraram para a realização deste encontro: IFRN Campus Natal Central, pela cessão dos auditórios e laboratórios para as palestras e minicursos; aos palestrantes que se dispuseram a dividir seus conhecimentos; aos voluntários que ajudaram na organização do evento; a caravana: IFRN de Ceará-Mirim, que mesmo com a distância entre as cidades conseguiram estar presentes e, claro, a todo o público que prestigiou o FLISol 2019. Agradecemos também o apoio da Evolux, Casa do Código, Natal Makers e Hybrid.

Fotos

 

A PotiLivre, Comunidade Potiguar de Software Livre, no dia 15 março de 2019, realizou na cidade de Caraúbas -RN, a terceira edição do Encontro PotiLivre. O evento aconteceu nas instalações da UFERSA, Universidade Federal Rural do Semi-Árido e apresentou, gratuitamente, palestras  e minicursos com temas voltados à filosofia do software livre. O encontro foi organizado por membros da coordenação da PotiLivre, juntamente com alunos da UFERSA e os Profs. Sérgio Lins e Francisco Brito Filho (UFERSA).

Além do público da cidade Caraúbas, o evento teve a participação de caravana de alunos das cidades de Mossoró, Apodi, Pau dos ferros e Angicos. A coordenação ficou bastante feliz com o sucesso do evento e informa que a comunidade está disponível para a realização de outros eventos em qualquer cidade que tenha interesse aprender e dividir experiências sobre software livre.


No 3º Encontro PotiLivre aconteceram as seguintes atividades:

Palestras:

  • O que é Software Livre e a comunidade PotiLivre - Allythy Rennan.
  • Internet das Coisas - Nadison Silva.
  • Segurança Digital para iniciantes - Allan Kardec & Anderson Cirilo.
  • Acionando Próteses com Arduino - Gleidson Leite.
  • O fantástico mundo das PWAs - Matheus Ricelly.
  • Mesa Redonda: Makerspace em Caraúbas - Prof. Francisco Brito Filho, Jaimar Gomes, Allan Kardec, Allythy Renan e Karol Fernandes

Minicursos:

  • Introdução ao Git e GitHub - Allythy Rennan.
  • Introdução à Linguagem C - Leticia Ainoan.
  • Hello World no Arduino - Giovanni Laurind.
  • Robótica Educacional - Equipe RoboEdu UFERSA.

 

Agradecimentos

A PotiLivre gostaria de agradecer a todos que colaboraram para a realização deste encontro: UFERSA, pela cessão dos auditórios e laboratórios para as palestras e minicursos; aos palestrantes que se dispuseram a dividir seus conhecimentos; aos voluntários que ajudaram na organização do evento; as caravanas: Mossoró, Apodi, Pau dos ferros e Angicos, que mesmo com a distância entre as cidades conseguiram estar presentes e, claro, a todo o público que prestigiou o 3º Encontro PotiLivre. Fazemos um agradecimento em especial ao Prof. Sérgio Lins, Prof. Francisco Brito Filho e Kardec por ter levado o evento para a cidade de Caraúbas e todo o apoio que deram para organização.

 

Fotos

 

Nos dias 24 e 25 de novembro de 2018, a Comunidade Potiguar de Software Livre (PotiLivre) organizou a 3ª Conferência Potiguar de Software Livre (PotiCon) nas instalações do Sebrae. Seu objetivo era ampliar os conhecimentos dos participantes sobre as diversas ferramentas livres desenvolvidas, distribuições GNU/Linux e a situação do mercado atual do Software Livre, com isso o público pode trocar experiências e impressões sobre os projetos livres existentes no país.

A proposta do PotiCon é reunir um amplo conteúdo e informações para que estudantes, professores, pesquisadores, profissionais e especialistas compartilhem os seus conhecimentos no mesmo ambiente.

Palestras

PotiLivre, Poticon e Software Livre: Já nos conhecemos? - Pedro Baesse
Proxmox Ve: Uma Solução Livre De Virtualização - Matheus Oliveira
Arduino: Que O Lado Python Do Firmata Esteja Com Você - Alex Aquino
25 Anos De Debian, Uma Viagem No Tempo De Umas Das Distros Mais Importantes Da História - Marney Rocha
Pegadinhas De Segurança, Por Que Você Deve Estar Sempre Atento - Kirotawa
Big Data: Ferramentas Open Source Para Análise E Processamento De Dados. - João Marcos
Ferramentas livres pra sincronização de arquivos e colaboração online - Sedir Morais
Desenvolvendo Uma Api Para Consulta De Veículos Através De Placas Em Python -  Victor Torres
Postgresql: Lá E De Volta Outra Vez Uma História De Backup E Recuperação - Alysson Oliveira
O que é FIWARE e como usá lo para proteger minhas aplicações ? I- rene Ginani
Assim na Terra como no Shell - Julio Cesar Neves

Minicursos

Introdução ao mundo Cloud: Montando Servidores Web - Thayron Arrais
Primeiros passos com Scrapy - Victor Torres
Puppet para iniciante - Igor Bezerra
Análise de dados com Python: do básico até onde conseguirmos chegar - Pedro Arthur Duarte (aka JEdi)
Docker para Desenvolvedores - Rafael Gomes (Gomex)

 Agradecimento

A comunidade PotiLivre gostaria de agradecer a todos os participantes que contribuíram para o evento acontecer, sem vocês o evento não seria possível. Muito obrigado : Alysson Oliveira, Amós Da Silva Gonçalves, Ana Eliza Trajano, Angélica Albano De Souza Silva, Anny Confessor, Antonio Júlio Garcia Freire, Ariane Silveira, Artur Rodrigues, Bledson Kivy Do Nascimento Bezerra, Bruno Luiz Santana De Araujo, Carlos Eduardo Pereira, Carlos Fran, Davi Carvalho Feitosa Goncalves, Damiano Alves De Lima, Danilo De Souza Braga Aciola, Davison Silva, Diego Silva De Araujo, Diogo Américo Gomes Diógenes, Elder Masterson De Lima Genuino, Elionai Moura, Esther Aragão Da Silva Santana , Felipe Barbosa Nicolau Fernandes, Felipe Caridade Fernandes, Francisco Bento Da Silva Júnior, Francisco Ewerton De Araújo Silva, Francisco Matheus Ricelly, Gabriela Medeiros Dos Santos, Genilson Filho, Giancarlo Lima Da Silva, Guilherme Egle, Hedwing Bruno Dos Santos Silva, Helenita Maciel Gurgel, Isadora De Figueiredo Moreira, Igor Bezerra De Oliveira, Inacio Medeiros, Isaias Batista Da Silva, Ivana Vitória De Araújo Soares, Izanderson Florencio, Jailson Silva De Oliveira, Jessica Lohhayne , Jilcimar Fernandes, Jotacísio Araújo De Oliveira, João Tiago Arruda De Oliveira, Juarez Valério Dos Santos Junior, Juliana Barbosa, Júlio César Silva Aprígio, Leonardo Ataíde Minora, Leonidas S. Barbosa, Letícia Moura Pinheiro, Lucas Castro, Lucianderson Alves Gmes, Luis Henrique, Lukas Pol Dos Santos Paes, Milton Cassiano De Oliveira Junior, Maradona Morais, Marcelo Victor De Lima, Marconi Alves, Marcus Nunes, Maria Clara Carvalho Coutinho, Mariaelena Silveira, Mariel Fonseca De Moura, Matheus Fernandes Campos Pereira, Matheus Henrique De Souza, Natanael De Freitas Neto, Noilson Caio Teixeira, Pablo Erick, Pablo Pierre Ferreira Terdulino Da Silva, Pedro Arthur Duarte, Pedro Baesse Alves Pereira, Pedro Henrique Godeiro Pinheiro, Pedro Henrique Gomes Aguiar, Pedro Osvaldo Alencar Regis, Philippi Sedir Grilo De Morais, Roberta Flaviane Soares Paixão, Rodrigo Araújo Valente, Rodrigo Emereciano, Rodrigo Honorio, Rodrigo Rodrigues, Rodrigo Xavier, Sergio Paulo Albuquerque De Souza Melo, Simei Thander De Assis Silva, Talles Alencar, Tell Marcus De Souza Moitas, Tereza Cristina Martins, Thiago Galeno, Vitor Blondin Pires, Wanderson Douglas Souza Vasconcelos, Welligton Miguel Silva, Werneck Bezerra Costa, Wesllen Matias, Zelani Paulino Dos Santos, Jonas Arthur Da Silva Camara, José Lucas De Morais Soares, Magno Odilon Xavier Da Silva.

E também a todos os palestrantes que compartilharam os seus conhecimentos e o apoio que o Sebrae deu para o evento.

Fotos

Foi comemorado mais uma vez em Natal o Software Freedom Day (Dia da Liberdade de Software), o evento que busca promover e incentivar o uso de Software Livre. A edição 2018 em Natal ocorreu no sábado, 16 de Setembro, nas instalações do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN)e foi organizado pela PotiLivre, Comunidade Potiguar de Software Livre.

O evento foi direcionado para usuários e entusiastas de tecnologia em geral. Os participantes do evento tiveram a oportunidade de conhecer profissionais da área e trocar informações sobre o mundo do software livre. O SFD 2018 contou com palestras e discussões relacionadas ao uso e aos benefícios oferecidos pelos programas de código aberto, além de muito networking.

Palestras

  • Integrando Arduino com Bots do Telegram - Geraldo Castro
  • O que Software Livre e a Comunidade PotiLivre - Allythy Rennan e  Pedro Baesse
  • Dokku: seu Platform-as-a-Service livre - Sedir Morais
  • Scrum: Produzindo mais com menos - Paulo Freire
  • Fóruns de Governança de Internet e Software Livre - Gustavo Paiva
  • Computação Científica e o Software Livre - Caldeira Silva

 

Fotos

 

O Software Freedom Day em Natal já faz parte da agenda do PotiLivre e conta com um público que tem bastante interesse em conhecer a filosofia do software livre, além de ser bastante participativo. Fica o convite para quem perdeu, não deixar de conferir a próxima edição deste evento e também a sugestão para a realização deste tipo de evento em mais cidades do Rio Grande do Norte.

 

A PotiLivre, Comunidade Potiguar de Software Livre, no dia 15 agosto de 2018, realizou na cidade de Angicos-RN, a segunda edição do Encontro PotiLivre. O evento aconteceu nas instalações da UFERSA, Universidade Federal Rural do Semi-Árido e apresentou, gratuitamente, palestras, oficinas e minicursos com temas voltados à filosofia do software livre. O encontro foi organizado por membros da coordenação da PotiLivre, juntamente com alunos da UFERSA e a Prof.ª Ma. Luana Dantas Chagas (UFERSA).


Além do público da cidade Angicos, o evento teve a participação de caravana de alunos da UFERSA da cidade de Caraúbas-RN. A coordenação ficou bastante feliz com o sucesso do evento e informa que a comunidade está disponível para a realização de outros eventos em qualquer cidade que tenha interesse aprender e dividir experiências sobre software livre.


No 2º Encontro PotiLivre aconteceram as seguintes atividades:

Palestras:

  • O que é Software Livre e a comunidade PotiLivre - Allythy Rennan.
  • WebVR com A-Frame - Jefferson Moura.
  • Desenvolvimento web, conhecendo o Vue.Js - Mathues Ricelly.
  • Raspberry Pi + Software Livre: Solução acessível, versátil e compacta - Juan Diego

Minicursos:

  • Introdução ao Git e GitHub - Allythy Rennan.
  • Why-Fi? Vulnerabilidades em redes Wireless - Allan Kardec, Anderson Cirilo.
  • Vim, mais que um editor - Tallys Cesar.
  • O uso de softwares livres na educação - Erick Mateus, Ana Raquel .

Oficinas:

  • Robótica Livre - Prof.Doutor Samuel Oliveira
  • Instalação do Sistema Operacional GNU/Linux - Cesario Pereira

A coordenação do evento agradece a todos que colaboraram para a realização deste encontro: UFERSA pela cessão dos auditórios e laboratórios para as palestras e minicursos; Hybrid com a hospedagem do site do evento; R2Web, Assistência Familiar Elohim e Rede Ideal supermercados pelo patrocínio; aos palestrantes que se dispuseram a dividir seus conhecimentos; aos voluntários que ajudaram na organização do evento; e, claro, a todo o público que prestigiou o 2º Encontro PotiLivre. Fazemo um agradecimento especial aos palestrantes de Pau dos Ferros-RN e a caravana de Caraúbas que, mesmo com a distância entre as cidades, conseguiram estar presentes.

Fotos

 

 

No dia 13 de Agosto a Comunidade PotiLivre foi convidada a participar da disciplina “Software Livre, Educação e Cultura”, no Instituto Metrópole Digital (IMD), que é ministrada pelo Prof. Dr. Dennys Leite Maia, com o objetivo de apresentar a Comunidade e a filosofia do Software Livre aos alunos. Uma disciplina muito importante, tendo em vista que algumas universidades negligênciam o tema, ficamos muito felizes com o convite do professor Dennys que cedeu o horário da sua disciplina para nós.

Fotos

Nos dias 2 e 3 de agosto a Comunidade PotiLivre participou do UPGRADE, evento realizado pelo Instituto Metrópole Digital(IMD), para recepcionar os alunos da instituição nesse segundo semestre. O evento foi marcado por uma variedade de atividades envolvendo a comunidade acadêmica e a PotiLivre colaborou com algumas delas.

Palestras:

  • Comunidades Everywhere - Allythy Rennan, Clara Nobre.
  • Capture The Flag é muito mais que um jogo - Clara Nobre.

 Minicursos:

  • Introdução Introdução ao Git e GitHub - Allythy Rennan.

 Fotos

UERN sediou o 1º MeetUp PotiLivre Mossoró

A Faculdade de Ciências Exatas e Naturais (FANAT), da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), recebeu no sábado, 21 de julho de 2018 o "MeetUp Potilivre Mossoró", evento gratuito onde profissionais e entusiastas de tecnologias de software livre se reuniram para troca de experiências, oferecendo uma oportunidade de aprendizado e desenvolvimento profissional.

Nesta primeira edição ocorreram o ciclo de palestras e a oferta de minicursos. O evento foi uma promoção da PotiLivre, Comunidade Potiguar de Software Livre, e teve a coordenação local do professor Alysson Oliveira, do Departamento de Informática da UERN.

Tivemos as seguintes palestras:

  • O que é Software Livre e Comunidade PotiLivre por Allythy Souza;
  • Web Scraping com Python e Selenium por Sedir Morais;
  • LibreOffice: A inclusão de pacote office nas escolas públicas por Gabriel Rocha, Bianca Ferreira e Rellyson Douglas;
  • A utilização de software livre no ambiente de trabalho: do desktop ao servidor por Thalia Katiane Sampaio Gurgel e
  • Conhecendo o Node.Js por Arthur Aleksandro Alves Silva.

E ainda os seguintes minicursos:

  • Introdução ao maravilhoso mundo de Python por Victor Matheus Castro e
  • Introdução à linha de comando no GNU/Linux+Python por Allythy Souza.

 Fotos

 

O Festival Latino-americano de Instalação de Software Livre (FLISoL) realizado no Rio Grande do Norte no dia 28 de abril de 2018 teve um fator especial: pela primeira vez três cidades potiguares conseguiram realizar este evento no mesmo dia, Natal, Pau dos Ferros e Ceará-Mirim. A Comunidade Potiguar de Software Livre (PotiLivre) conseguiu organizar o FLISoL em Natal e enviar seus coordenadores para as outras duas cidades.
O FLISoL é o maior evento de divulgação de Software Livre na América Latina. Seu principal objetivo além de promover o uso do Software Livre, esclarecer sua filosofia, avanços, viabilidade técnica, social e econômica.
Em Natal o FLISoL foi realizado nas instalações do Centro Universitário do Rio Grande do Norte (UNI-RN). Em Pau dos Ferros e em Ceará-Mirim foram utilizadas os campus do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN) de suas respectivas cidades. Os três locais realizaram o mesmo esquema de organização, pela parte matinal foram realizadas as palestras e na parte vespertina, os minicursos.
Em Natal tivemos as seguintes atividades:
flisol pdf 2018
Figura 2: FLISOL em Pau dos Ferros no IFRN

Já em Pau dos Ferros tivemos: 
  • O que é Software Livre, Comunidade PotiLivre por Allythy Rennan (Coordenador da PotiLivre);
  • Ferramentas livres para testes de intrusões por Anderson Cirilo Valentim;
  • Como se envolver com software livre por Marco Diego (UFERSA);
  • Cybermundo e a (in)segurança por Rubens Santos;
  • CTF & WarGames: Que comecem os jogos... por Allan Kardec Cunha;
  • Como e porque adotei Python utilizando software Livre por Carlos Fran Ferreira Dantas;
  • Minicurso de Git e Github por Allythy Rennan Medeiros de Souza;
  • Introdução ao GNU/Linux por Bruno Morais Pinheiro;
  • Introdução a Programação utilizando Software Livre por Wanderson Rego Oliveira e
  • Introdução ao Vim por Tallys Cesar.
flisol cm 2018
Figura 3: FLISOL em Ceará-Mirim no IFRN

E em Ceará-Mirim os trabalhos apresentados foram:
  • O que é Software Livre, Comunidade PotiLivre e FLISoL por Pedro Baesse (Coordenador da PotiLivre);
  • Segurança na Web - Emylle Varela (SaferNet), Sávyo (SaferNet e Servidor do IFRN) e Gustavo Paiva (Membro da Comissão de Direito e Tecnologia da Informação da OAB);
  • Experiência Campus Party por Brunna, William, Gabriel Félix, Anderson e Alexsandro (Alunos do IFRN Ceará-Mirim);
  • A revolução da web com software livre e seu impacto no mercado de trabalho por Jhonny Michel (ex-aluno do IFRN e funcionário da Evolux);
  • Roda de Conversa sobre Software Livre por usuários fora da área de TI por Ana Eliza (Socióloga), Ricardo Gentil (Filósofo), Stanley (Filósofo) e Ricardo Vilar (Historiador) e 
  • Como o software livre afeta o desenvolvimento e o mercado de jogos digitais por Tainá Medeiros (Coordenadora do Meninas que Jogam).
Como foi observado foram muitas atividades desenvolvidas nas três cidades tendo como tema o Software Livre. Vale destacar que a ida dos coordenadores da PotiLivre, Allythy Renan para Pau dos Ferros e Pedro Baesse para Ceará-Mirim, serviram de apoio para que os coordenadores locais, Matheus Ricelly e Aluísio Igor Rego Fontes em Pau dos Ferros e Adorilson Bezzera em Ceará-Mirim obtivessem êxito e levando a experiência da Comunidade Potiguar de Software Livre na realização de eventos. Vale a pena também citar o sucesso dos três eventos pelo apoio e patrocínio das seguintes empresas/instituições: Em Natal: UNI-RN, AutoForce Performance e Resultados, DAE Networks e Hybrid Data Center. Em Pau dos Ferros: IFRN Pau dos Ferros, Cores Comunicação Visual, NetOnLine, Multilocadora Pauferrense, Grupo Saruê, UTI dos Capacetes e JP Borrachas e Parafusos. Em Ceará-Mirim: IFRN Ceará-Mirim.
flisol natal 2018 caravana
Figura 4: Caravana de alunos do IFRN Ipanguaçu com a coordenação da PotiLivre

Em Natal ainda tivemos a participação da caravana de alunos do IFRN Ipanguaçu que trouxe alunos de cidades vizinhas como Angicos, Assu, Santana dos Matos, Alto do Rodrigues, Itajá, Macau e São Rafael.
Para 2019 fica a expectativa para novas cidades potiguares realizem o FLISoL para que mais pessoas sejam impactadas com os benefícios da utilização de Software Livre em suas vidas. Para visualizar as fotos do FLISoL 2018 no Rio Grande do Norte, é só acessar os links a seguir: Natal, Pau dos Ferros e Ceará-Mirim.
A Comunidade Potiguar de Software Livre participou da 1ª edição da Campus Party Natal no Centro de Convenções de Natal (RN). Para os membros da coordenação da PotiLivre com certeza foi uma experiência incrível ter participado de um dos maiores eventos de tecnologia e inovação do mundo. Ana Clara Nobre, Allythy Renan, Pedro Baesse e José Roberto apresentaram no dia 13 de abril de 2018 a palestra "O desafio de levar a filosofia do Software Livre para o interior do Rio Grande do Norte".
Pedro Baesse iniciou a palestra falando primeiro sobre a PSL-RN (Projeto Software Rio Grande do Norte) como os grandes precursores em levar a filosofia do software livre para o estado com diversos eventos entre 2005 e 2010 como os Encontros Potiguares de Software Livre (EPSL), Encontros Nordestinos de Software Livre (ENSL) e os Dias Livres.
José Roberto explanou o que é a PotiLivre, informando principalmente que é formada por voluntários, onde a comunidade tem como missão o ponto de integração entre as outras comunidades de software livre, além de ter visão bem interessante, ser o maior grupo de usuários de software livre do país.
Allythy Renan explanou os conceitos principais sobre software livre, como as quatro liberdades. Foram mostrados os diversos eventos realizados pela PotiLivre, como FLISOL, Software Freedom Day e PotiCon, além da participação da comunidade em outros eventos organizados por diversas instituições de ensino, inclusive no interior do Ceará em Russas.
Pedro Baesse ainda relatou que tomando como base a estrutura da Rede IFRN, a ideia é aproveitar esta estrutura para divulgar o software livre para estas cidades, lembrando que pode ser qualquer instituição de ensino de qualquer cidade potiguar que tiver o interesse sobre software livre, a PotiLivre está de portas abertas para conversar. 
Ana Clara Nobre citou as principais dificuldades que a PotiLivre encontra até hoje para o gerenciamento da comunidade, dentre delas, a falta de tempo dos voluntários e Pedro Baesse ainda reforçou: "Não existe falta de tempo, existe falta de prioridade". Ana Clara Nobre ainda relatou que existem muitas disputas sobre qual é o melhor sistema, mas para ela "Você deve usar o que lhe agrada mais, porém conheça outras ferramentas para poder argumentar o que é bom ou ruim nela, e o que for ruim, e você tiver a capacidade de arrumar, colabore, melhorando a ferramenta".
José Roberto listou os principais recursos oferecidos pela comunidade para quem precisa organizar um evento. No final os palestrantes agradeceram os participantes pela presença e pelo interesse em conhecer um pouco mais das atividades desenvolvidas pela PotiLivre.
Para quem não conseguiu acompanhar a palestra no dia, abaixo segue o vídeo:
Para visualizar as fotos da palestra é só clicar aqui e a seguir o link da palestra: slideshare.net/potilivre/o-desafio-de-levar-a-filosofia-do-software-livre-para-o-rio-grande-do-norte.
hdc