O Festival Latino-americano de Instalação de Software Livre (FLISoL) realizado no Rio Grande do Norte no dia 28 de abril de 2018 teve um fator especial: pela primeira vez três cidades potiguares conseguiram realizar este evento no mesmo dia, Natal, Pau dos Ferros e Ceará-Mirim. A Comunidade Potiguar de Software Livre (PotiLivre) conseguiu organizar o FLISoL em Natal e enviar seus coordenadores para as outras duas cidades.
O FLISoL é o maior evento de divulgação de Software Livre na América Latina. Seu principal objetivo além de promover o uso do Software Livre, esclarecer sua filosofia, avanços, viabilidade técnica, social e econômica.
Em Natal o FLISoL foi realizado nas instalações do Centro Universitário do Rio Grande do Norte (UNI-RN). Em Pau dos Ferros e em Ceará-Mirim foram utilizadas os campus do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN) de suas respectivas cidades. Os três locais realizaram o mesmo esquema de organização, pela parte matinal foram realizadas as palestras e na parte vespertina, os minicursos.
Em Natal tivemos as seguintes atividades:
flisol pdf 2018
Figura 2: FLISOL em Pau dos Ferros no IFRN

Já em Pau dos Ferros tivemos: 
  • O que é Software Livre, Comunidade PotiLivre por Allythy Rennan (Coordenador da PotiLivre);
  • Ferramentas livres para testes de intrusões por Anderson Cirilo Valentim;
  • Como se envolver com software livre por Marco Diego (UFERSA);
  • Cybermundo e a (in)segurança por Rubens Santos;
  • CTF & WarGames: Que comecem os jogos... por Allan Kardec Cunha;
  • Como e porque adotei Python utilizando software Livre por Carlos Fran Ferreira Dantas;
  • Minicurso de Git e Github por Allythy Rennan Medeiros de Souza;
  • Introdução ao GNU/Linux por Bruno Morais Pinheiro;
  • Introdução a Programação utilizando Software Livre por Wanderson Rego Oliveira e
  • Introdução ao Vim por Tallys Cesar.
flisol cm 2018
Figura 3: FLISOL em Ceará-Mirim no IFRN

E em Ceará-Mirim os trabalhos apresentados foram:
  • O que é Software Livre, Comunidade PotiLivre e FLISoL por Pedro Baesse (Coordenador da PotiLivre);
  • Segurança na Web - Emylle Varela (SaferNet), Sávyo (SaferNet e Servidor do IFRN) e Gustavo Paiva (Membro da Comissão de Direito e Tecnologia da Informação da OAB);
  • Experiência Campus Party por Brunna, William, Gabriel Félix, Anderson e Alexsandro (Alunos do IFRN Ceará-Mirim);
  • A revolução da web com software livre e seu impacto no mercado de trabalho por Jhonny Michel (ex-aluno do IFRN e funcionário da Evolux);
  • Roda de Conversa sobre Software Livre por usuários fora da área de TI por Ana Eliza (Socióloga), Ricardo Gentil (Filósofo), Stanley (Filósofo) e Ricardo Vilar (Historiador) e 
  • Como o software livre afeta o desenvolvimento e o mercado de jogos digitais por Tainá Medeiros (Coordenadora do Meninas que Jogam).
Como foi observado foram muitas atividades desenvolvidas nas três cidades tendo como tema o Software Livre. Vale destacar que a ida dos coordenadores da PotiLivre, Allythy Renan para Pau dos Ferros e Pedro Baesse para Ceará-Mirim, serviram de apoio para que os coordenadores locais, Matheus Ricelly e Aluísio Igor Rego Fontes em Pau dos Ferros e Adorilson Bezzera em Ceará-Mirim obtivessem êxito e levando a experiência da Comunidade Potiguar de Software Livre na realização de eventos. Vale a pena também citar o sucesso dos três eventos pelo apoio e patrocínio das seguintes empresas/instituições: Em Natal: UNI-RN, AutoForce Performance e Resultados, DAE Networks e Hybrid Data Center. Em Pau dos Ferros: IFRN Pau dos Ferros, Cores Comunicação Visual, NetOnLine, Multilocadora Pauferrense, Grupo Saruê, UTI dos Capacetes e JP Borrachas e Parafusos. Em Ceará-Mirim: IFRN Ceará-Mirim.
flisol natal 2018 caravana
Figura 4: Caravana de alunos do IFRN Ipanguaçu com a coordenação da PotiLivre

Em Natal ainda tivemos a participação da caravana de alunos do IFRN Ipanguaçu que trouxe alunos de cidades vizinhas como Angicos, Assu, Santana dos Matos, Alto do Rodrigues, Itajá, Macau e São Rafael.
Para 2019 fica a expectativa para novas cidades potiguares realizem o FLISoL para que mais pessoas sejam impactadas com os benefícios da utilização de Software Livre em suas vidas. Para visualizar as fotos do FLISoL 2018 no Rio Grande do Norte, é só acessar os links a seguir: Natal, Pau dos Ferros e Ceará-Mirim.
hdc