A cidade de Natal vem recebendo há anos as edições do Festival Latino-Americano de Instalação de Software Livre (FLISOL). Na manhã do sábado, 8 de abril de 2017, pela primeira vez, o Instituto Metrópole Digital (IMD) realizou o evento que, mais uma vez, foi organizado pelo Grupo de Usuários de Software Livre do Rio Grande do Norte (PotiLivre). O FLISOL tem como principal objetivo a promoção do uso de Software Livre, mostrando ao público em geral sua filosofia, abrangência, avanços e desenvolvimento.

O evento recebeu aproximadamente 70 pessoas entre alunos, professores, pessoas da comunidade, além de uma caravana do IFRN Campus Ipanguaçu, tínhamos palestrantes, voluntários e a equipe da organização, todos interessados em conhecer mais sobre a filosofia do Software Livre.

O evento contou com as seguintes atividades:

Palestras:
- "Afinal de contas, o que é Software Livre?" por Allythy Souza;
- "Gerenciamento de TIC - Complexidades de Evolução e Práticas" por Maicon Wendhausen e
- "jMetal - a contribuição de um headbanger a um projeto Open Source" por Inacio Medeiros.

Minicursos:
- "Softwares Educativos Livres e Recursos Educacionais Abertos para Matemática" por Dennys Leite Maia;
- "PHP para iniciantes" por Mário Araújo Xavier;
- "Virtualização e Containers com Proxmox" por Maicon Wendhausen;
- "Desenvolvendo jogos e animações de forma criativa com o Scratch" por Matheus Barbosa de Farias e Carlos Henrique Pires dos Santos;
- "Processamento Digital de Imagens com GNU Octave" por Jotacisio Araújo Oliveira e
- "Desenvolvimento de Sites com CMS JOOMLA" por José Roberto Ferreira.

Parceria, comprometimento, busca e compartilhamento de conhecimentos marcaram o FLISOL 2017 em Natal. Agradecemos ao Instituto Metrópole Digital pela cessão do miniauditório para as palestras e dos laboratórios para os minicursos, Hybrid com a hospedagem do site do evento, OYS Technology e Julio Coutinho, autor do livro Joomla Guia de Consulta Rápida, pela disponibilização de brindes para sorteios. Aos palestrantes que se dispuseram a dividir seus conhecimentos, aos novos voluntários que ajudaram a organização do evento e claro, aos participantes, destacando a força de vontade da caravana de alunos e professores do IFRN Ipanguaçu que aproveitaram o sábado para aprender um pouco mais sobre liberdade com Software Livre.

Confira as fotos do evento clicando aqui.

Fique por dentro do que aconteceu no FLISOL 2017 em Natal/RN no vídeo produzido por Moisés Abraão: