A PotiLivre, Comunidade Potiguar de Software Livre, nos dias 2 e 3 de de março de 2018 realizou em Mossoró nas instalações da UERN, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, e da UFERSA, Universidade Federal Rural do Semi-Árido, o 1º Encontro PotiLivre do Oeste. Foi um evento gratuito com uma programação de palestras e oficinas com temas voltados à filosofia do software livre. O encontro foi organizado por membros da coordenação da PotiLivre de Natal e pelos seguintes professores: Prof. Dr. Sebastiao Emidio Alves Filho (UERN), Prof. Dr. Paulo Henrique Lopes Silva (UFERSA) e Prof.ª Me. Ana Eliza Trajano Soares (IFRN Campus Nova Cruz).
Além do público mossoroense, o evento teve a participação de caravanas de alunos das cidades de Angicos, Caraúbas e Pau dos Ferros.
A coordenação do evento ficou impressionada com o público presente nos dois dias do encontro, demonstrando que "o espírito e as ideias de desenvolvimento livre vivem em nós", como afirmou Lucas Vinicius Ferreira da Silva, um dos participantes do evento.
Tivemos também o depoimento de outro participante, Gyl Monteiro dos Santos de Sousa: "Gostaria de parabenizar pelo evento. Foi muito proveitoso. O que vocês estão fazendo é de grande importância, interiorizando o conhecimento. O que antes ficava restrito à capital e região metropolitana, agora esses encontros são expandidos para cidades mais distantes e ofertando a possibilidade de disseminar o conhecimento e dialogar com pessoas das diversas regiões do Rio Grande do Norte e também do Ceará. Parabéns realmente pela iniciativa".
A coordenação ficou bastante feliz e informa que a comunidade está disponível para a realização de outros eventos em qualquer cidade que tenha interesse sobre software livre. 
No 1º Encontro PotiLivre do Oeste aconteceram as seguintes atividades:
Palestras:
Minicursos
A coordenação do evento agradece a todos que colaboraram para a realização deste encontro: UERN e UFERSA pela cessão dos auditórios e laboratórios para as palestras e minicursos. Hybrid com a hospedagem do site do evento. DAE Networs, AutoForce e NGINX pela disponibilização de brindes para sorteios. Cactus Tecnologia pelo patrocínio. Aos palestrantes que se dispuseram a dividir seus conhecimentos, aos voluntários que ajudaram a organização do evento e claro, aos participantes, onde alguns tornaram-se membros da comunidade, destacando a força de vontade da caravana de alunos e professores de Angicos, Caraúbas e Pau dos Ferros que aproveitaram para aprender um pouco mais sobre liberdade com software livre. 
Para visualizar as fotos do evento é só clicar aqui
 
hdc