O que era Dia Livre?
O Dia Livre foi uma iniciativa do PSL-RN (Projeto Software Livre do Rio Grande do Norte) para divulgar, promover e celebrar o software livre no Rio Grande do Norte, que mostrava os benefícios da utilização de softwares livres de alta qualidade nas mais diversas esferas. Além disso, foi também intenção do evento repassar o conhecimento necessário, do básico ao avançado, para uso dos softwares, para que a divulgação conseguisse atingir seu objetivo mais efetivo.
Desse modo, a PSL-RN possibilitou um maior contato entre as pessoas que fazem parte do universo do software livre, ou que pretendiam ingressar no mesmo, além de equilibrar as oportunidades do uso de tecnologias participativas.
O projeto foi criado em 2006 com a intenção de ser um evento mensal, a ser realizado em diversas instituições de ensino superior de Natal.
Todavia, após 5 edições, tornou-se uma tarefa extremamente difícil manter tal rodízio por instituição, inclusive pela dificuldade para conseguir apoio em algumas. Desse modo, o projeto original do Dia Livre foi reformulado, realizando-se o evento de forma eventual, para todas as vezes que o PSL-RN era convidado a apresentar o Software Livre em alguma instituição.
No ano de 2008, o evento passou por nova reformulação de forma que a disseminação de conhecimentos na área do software livre não ficasse restrita ao Encontro Potiguar de Software Livre (EPSL). Este projeto pretendia realizar palestras mensais, e eventuais mini-cursos, no CEFET-RN (Unidade Sede), de modo a criar uma sequência de eventos no Rio Grande do Norte.